Páginas

Meus Comentários

Leandro Almeida
Caso tenham dúvida ou desejem mais informações:
facebook: https://www.facebook.com/leandroalmeidac

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cariri paraibano

Cabaceiras
Lajedo de Pai Mateus e Sacas de Lã

A cidade de Cabaceiras está localizada a cerca de 199km de João Pessoa,e encontra-se na microrregião do Cariri Ocidental. Tem Como suas principais vias de acesso, *(partindo da capital), as BRs 230, e a 104, e ainda a PB 148. O clima Semi-árido caracteriza a paisagem. O afloramento da rocha granítica se dá muito frequentemente, na forma de enormes Matações* (...) concedendo ao local uma beleza especial. No município podemos observar como principais, mais não únicos, atrativos turísticos, o Lajedo do Pai Mateus e as Sacas de Lã, ( assim chamadas por assemelharem-se a fardos de algodão empilhados). A cidade conta ainda com o Hotel Fazenda Pai Mateus, ótima opção de hospedagem no Cariri paraibano.

A Caminho Do Lajedo de Pai Mateus 
Esta é a Caatinga.

O nome desse Bioma vem do Tupi: caa (mata) + tinga (branca)= mata branca. Como se pode observar na foto. As árvores com, suas folhas secas, quando não só galhos, possuem uma tonalidade esbranquiçada.
Xique-Xique: tipo de planta adaptada a seca, característica da Caatinga, que é um Bioma exclusivamente brasileiro. E apesar da seca é rica em Biodiversidade. 




Lajedo de Pai Mateus- O índice pluviométrico de Cabaceiras é de 300mm ao ano. A cidade é conhecida como a que menos chove no Brasil.

O Lajedo constitui a região central da APA do Cariri e é uma elevação rochosa de 1,5 km², no formato de “um prato de sopa” invertido, sobre a qual estão dispostos, mais de 100 imensos blocos arredondados de granito, os Matacões.














O nome Lajedo tem origem na cultura oral da população local, que diz que há muito tempo atrás, na pedra, que aparece na foto acima, habitava um ermitão curandeiro o Pai Mateus. Nela é possível observar pinturas rupestres deixadas pelos índios Cariris, antigos habitantes da região.


Essa formação rochosa, é chamada de Sacas de Lã, uma referencia aos tempos áureos da cultura algodoeira na região, por assemelhar-se com os fardos de algodão empilhados um sobre os outros.





As Sacas de Lã possuem mais de 35 metros de altura e fendas nas quais, se é possível entrar.



*Apesar dos desfoques e outros probleminhas, recorrentes da cam de 5MPs. As fotos expressam o lugar de forma legal. Isso que importa

Nenhum comentário:

Postar um comentário