Páginas

Meus Comentários

Leandro Almeida
Caso tenham dúvida ou desejem mais informações:
facebook: https://www.facebook.com/leandroalmeidac

quarta-feira, 15 de junho de 2011

RIO TINTO


Rio Tinto é uma "company town" (cidades-empresa)construída para abrigar aCompanhia de Tecidos Rio Tinto (CTRT), fábrica têxtil de algodão, e seus trabalhadores. A cidade foi fundada pela família Lundgrenem 1917 e foi inaugurada em1924 em uma área então isolada do estado da Paraíba. 
 A unidade central de produção era garantida pela organização e controle de seus parâmetros externos: casas Lundgren, escolas Lundgren, estádiosLundgren, cinemas Lundgren, clubes recreativos Lundgren, e até uma igreja Lundgren! Eles também controlavam o cenário político local.
       É importante ressaltar que, embora a construção de cidades-empresa tenha sido um fenômeno típico da industrialização brasileira, a Rio Tinto se destaca pelas suas dimensões: ocupava 600 km2de terra e tinha uma população de quase 20.000, incluindo trabalhadores das fábricas e suas famílias.
(Carolina Lucena Rosa)

ESTÁTUA DE FREDERICO JOÃO LUNDGREN

IGREJA  MATRIZ ( SANTA RITA DE CÁSSIA) 

INTERIOR DA IGREJA MATRIZ


         
COMPANHIA DE TECIDOS RIO TINTO






UM FATO BEM CURIOSO,DOS TEMPOS EM QUE A FÁBRICA FUNCIONAVA EM SUA TOTALIDADE:
Nas passagens de um ano para o outro,os moradores se reuniam no pátio da fábrica e bem na hora da virada, toda a energia da cidade era desligada para ouvir o som do "apito" a vapor.



Essa locomotiva a vapor rodava na cidade de rio tinto transportando materiais necessários  para o funcionamento da fábrica.



ESSE É O CINE TEATRO ORION QUE FOI CONSTRUÍDO EM 1944, E FOI PALCO DE  GRANDES ATRAÇÕES DA ÉPOCA. COM UM AMPLO ESPAÇO COBERTO E CAPACIDADE DE 1857 PESSOAS SENTADAS, ERA O CENTRO DE BADALAÇÃO DA ÉPOCA.